[Ubuntu-BR] Como enviar mensagens na LAN? [Resolvido]

lista em fg.med.br lista em fg.med.br
Domingo Dezembro 27 23:36:39 UTC 2009

Consegui fazer as máquinas conversarem. Tenho aqora 2 maquinas Windows (XP
e 7) e uma Ubuntu trocando mensagens.
Nas máquinas Windows instalei o WinSent Messenger
(http://www.winsentmessenger.com/).
Na Ubuntu primeiro configurar o servidor samba colocando o grupo de
trabalho das máquinas Windows no campo "workgroup" do /etc/samba/smb.conf
(e depois "sudo service samba restart").
Para receber mensagens instalei o linpopup. Como ele não está disponivel
no 9.10 precisa acrescentar ao sources.list algo como:
deb http://ftp.energotel.sk/pub/linux/ubuntu/ jaunty universe
Para enviar mensagens pode ser o linpopup mesmo ou via terminal:
cat texto-com-mensagem | smbclient -U "Usuário" -R host -I "IP-da-máquina"
-M "nome-da-máquina-destino"

Valeu.