[Ubuntu-BR] Nomenclatura de discos.

Xisberto xisberto em gmail.com
Quarta Dezembro 23 12:07:13 UTC 2009

2009/12/22 Carlos Ribeiro <crbrold em gmail.com>:
> Kleber, comigo, dois disco, SATA e IDE, acontece a mesma coisa. Isso é
> configura da placa-mãe/BIOS, não tem modificar, pelo menos eu não sei.
>
> O que fiz foi configurar o setup colocando para fazer primeiro pelo SATA.

Exato, é uma configuração da BIOS, de quem ela inicia primeiro, ou algo assim.

Uma ideia é configurar usando o UUID das partições. Esses UUIDs só
mudam quando você refaz as partições, daí é mais seguro. Inclusive é a
configuração padrão do grub e do fstab no ubuntu-desktop.

Para ver os UUIDs de cada partição, use o comando 'blkid'.