[Ubuntu-BR] ativando o cubo no ubuntu 9.10

Fábio A. De Muzio Tobich fabio.tobich em yahoo.com.br
Terça Dezembro 22 22:50:46 UTC 2009

Para se obter o efeito do cubo 3d são necessárias 4 áreas de trabalho,
bom, na verdade com 3 o efeito já está disponível, o Ubuntu vem
configurado por padrão com 2 áreas de trabalho, com isso o cubo 3d não
funciona.
Vou repassar os passos completos que eu realizei para ativação do cubo
pra quem mais quiser esse efeito.

1 - Ativar o compiz:

    Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione
"Alterar plano de fundo".
    Na janela "Preferências de aparência" selecione a guia "Efeitos
visuais".
    Selecione a opção "Extra" (a opção "Normal" também já deve ser
suficiente).

2 - Instalar o backend de configuração do compiz e os plugins
adicionais:

    Usando o apt-get, aptitude ou o Synaptic instale os pacotes:
compizconfig-backend-gconf, compizconfig-settings-manager,
compiz-plugins, compiz-fusion-plugins-main, compiz-fusion-plugins-extra
e compiz-gnome. Usando o aptitude como exemplo abra um terminal e
execute o seguinte comando:

    sudo aptitude install compizconfig-backend-gconf
compizconfig-settings-manager compiz-plugins compiz-fusion-plugins-main
compiz-fusion-plugins-extra compiz-gnome

3 - Configurar as áreas de trabalho:

    Por padrão, na barra inferior, no canto direito, ao lado da lixeira,
está o applet das áreas de trabalho. Clique com o botão direito lá e
selecione "Preferências". Na janela de preferências configure 4 colunas
e 1 linha e clique em "Fechar". Agora você deve ter 4 áreas de trabalho.

4 - Ativar o cubo da área de trabalho e a rotação do cubo:

    No menu entre em "Sistema" -> "Preferências" -> "Gerenciador de
configurações do CompizConfig"
    Na seção "Área de Trabalho" marque para ativar a opção "Cubo da Área
de Trabalho", você poderá receber um aviso de conflito com a opção "Muro
das Áreas de Trabalho", clique na opção para desativar "Muro das Áreas
de Trabalho".
    Agora marque para ativar a opção "Girar Cubo".

Pronto, o efeito de rotação do cubo 3d da área de trabalho deve estar
funcionando agora, pressionando CTRL + ALT + "Botão esquerdo do Mouse" e
movimentando o mouse segurando o botão esquerdo pressionado deverá girar
o cubo.

Espero que tenha ajudado.

Att.

Fábio Augusto De Muzio Tobich