[Ubuntu-BR] formatar pendrive

Salles salles.web em gmail.com
Terça Dezembro 15 11:25:47 UTC 2009

Em Seg, 2009-12-14 às 21:02 -0200, Paulo de Souza Lima escreveu:
> Por isso sugeri o Gnome Format e outro colega sugeriu clicar com o botão
> direito no ícone do pendrive.

Realmente, utilizar um terminal para isso é para quem gosta de praticar,
não há necessidade de fugir do ambiente gráfico disponivel.

> Sobre a questão de formatar o pendrive ou apagar os arquivos, vou dar um
> exemplo de uma situação em que a formatação é necessária: experimentem
> baixar o Moblin e seguir os passos para instala-lo no pendrive. verão que
> ele formata o pendrive em um outro sistema de arquivos. Por isso, não basta
> apenas apagar. Tem de formatar se quiser tirá-lo do pendrive.

Sim, Paulo, mas isso é um caso especial já que habitualmente a maioria
trabalha com pendrives em fat16 e fat32 depedendo da capacidade e,
nesses casos, a formatação é desnecessária.

> [...]
> pode desgastar a memória? Sim e não. cada célula tem uma, digamos "garantia"
> de fábrica de fazer X operações de escrita e Y de leitura durante a vida
> útil. Isso não significa que ele vai pifar quando chegar nesse número. Ele
> pode pifar logo depois ou bem depois disso (em alguns casos antes). Em geral
> bem depois. De qualquer forma, esse número é, provavelmente, muito superior
> ao que você fará durante os um ou dois anos que utilizará o dispositivo até
> joga-lo fora e comprar um outro com maior capacidade. Portanto, acho essa

Sim, é irrelevante devido à provável substituição em curto tempo do
dispositivo, certamente antes dele alcançar os limites de vida útil.
Mas devemos lembrar que a formatação lógica de um circuito integrado é
diferente da formatação física de um HD. Este último é projetado para
permitir reformatações de baixo e alto nível e armazenamento de dados
renováveis, enquanto os circuitos integrados foram projetados para
armazenar dados fixos com baixo índice de renovação. Claro, eles
evoluíram bastante e hoje você pode utilizá-los com a facilidade de
renovação da dados, mas sua limitação é bem inferior à de um dispositivo
físico.

> Claro. Isso é minha opinião pessoal. Respeito quem pensa o contrário.

Hehehehe... se pensarmos bem, realmente é muito difícil alguém manter em
uso um pendrive por mais de dois anos :)

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632