[Ubuntu-BR] Ubuntu 64-bits para processador Intel

Fábio Rabelo fabio em fabiorabelo.wiki.br
Quarta Dezembro 2 17:00:19 UTC 2009

Uma simples pesquisa ao histórico da lista teria sanado sua dúvida, ou então
a leitura da descriçao de cada arquitetura no site do Ununtu ( ou de
qualquer distribuiçao Linux aliás !!! )

A AMD lançou no mercado processadores de 64 bits compatívem com X86 2 anos
ANTES que a Intel a copiasse, e por este motivo o porte do kernel do Linux
foi feito originalmente para estes processadpres da AMD, pois não existia
Intel dispoivel !!!

Qdo a Intel finalmente copiou a arquitetura da AMD e colocou no mercado com
outro nome só para disfarçar ( X86_64 ao invés de AMD64 ) não havia
necessidade de nenhuma alteraçao, consequentemente a monenclatura foi
mantida ( AMD64 ) .

Pto os ISOs AMD64 não só podem com DEVEM ser utilizados em processadores
Intel de 64 bits .

Fábio Rabelo