[Ubuntu-BR] backup com rsync

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Agosto 27 16:47:11 UTC 2009

A resposta para essa pergunta é complicada, pois cada sistema de
backup difere-se dos demais.
Mas respondendo diretamente a sua pergunta, voce deveria duplicar a
pasta a ser sobregravada.
Tentando desenhar a explicação :

Estrutura atual de pastas :
BACKUP\
BACKUP\2009-08-26

Antes de iniciar o rsync no dia 27, duplicar a pasta de backup do dia anterior :
BACKUP\2009-08-27    (com todos os arquivos da pasta 2009-08-26)

e então usar o rsync tendo como destino  a pasta "BACKUP\2009-08-27".

Assim voce terá os arquivos do dia 26 e as atualizacoes (incluindo
acréscimos) do dia 27.

Se quiser economizar espaço, pegue os dias anteriores e compacte as pastas, ex:
cd \BACKUP\2009-08-26
gzip -r .

Assim os arquivos serao compactados individualmente. Só que usar essa
soluçao vai matar o timestamp o que pode ser imprescindível para
muitos casos.

Uma outra solução é criar um script bash para realizar seu backup que
copia arquivos de um local origem para um local destino, havendo o
mesmo arquivo na unidade destino e sendo diferente então ao inves de
sobreescrever renomear o anterior. Se for partir para essa solução,
tem um script que pode servir-lhe de ponta-pé inicial :
http://hamacker.wordpress.com/2009/08/15/quer-fazer-seu-proprio-programa-de-backup/

[]'s e sucesso.