[Ubuntu-BR] Emissor NF-e

Jean Pierre Jochen jeanjochen em gmail.com
Quinta Agosto 27 10:40:55 UTC 2009

Olá Tiago,

Trabalho numa empresa de contabilidade terceirizada, e internamente estou
responsável pela acessoria aos clientes, deste modo, todos que terão que
emitir NFe, estou aconselhando a compra do e-CNPJ A3 (em cartão + leitora),
onde o custo/segurança é melhor.

Um comparativo entre os dois tipos:

e-CNPJ tipo A3
O e-CNPJ Tipo A3 oferece maior segurança porque seus dados são gerados,
armazenados e processados em um cartão inteligente ou token, permanencendo
invioláveis e únicos. Apenas o detentor da senha de acesso do cartão ou do
token pode utilizá-lo. Este certificado digital possui validade de até 3
anos.

e-CNPJ tipo A1
O e-CNPJ tipo A1 é gerado e armazenado em seu computador pessoal,
dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. Para maior segurança,
no momento da emissão do certificado, deve-se optar por protegê-lo com uma
senha de acesso. Adicionalmente, recomenda-se que um único computador
armazene seu e-CPF e que seja criada apenas uma cópia de segurança. Este
certificado digital possui validade de 1 ano.

Acrescento ainda que, se caso der "pau" na máquina do cliente, foi-se o
certificado...

espero ter contribuido,

Abraço, sucesso e paz

Jean Pierre Jochen