[Ubuntu-BR] Gparted travando na instalação Ubuntu 9.04 Desktop amd64 no Notebook Acer 5102WLMi

Hélio Rugani hrugani em gmail.com
Quarta Agosto 26 15:04:19 UTC 2009

Olá Todos,

Estou com problema para instalação do Ubuntu 9.04 Desktop amd64 .
Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Primeiramente aqui está o hardware que estou usando:

Notebook Acer 5102WLMi com 2GB Memória AMD Turion64 X2
HD Interno ST9100824A de 100 GB
HD externo SAMUNG HM500JI USB

No HD Interno tenho windows xp instado e continuarei com ele.
Estou querendo instalar o Ubuntu 9.04 amd64 no meu HD Externo   SUMSUNG 500GB

O Problema ocorre tanto com Ubuntu 9.04 Desktop amd64 como também
Ubuntu 9.04 Desktop i386

Quando mando instalar o Ubuntu 9.04 via LiveCD e usando o atalho
"Inslalar Ubuntu no HD" ele trava logo após as definições do teclado,
no momento onde o gparted é acionado. A janela do gparted nem
aparece.e o ponteiro do mouse fica em status de espera
indefinidamente.

Mais dados para ajudar no entendimento do problema:

Acionando o gparted via opção presente no menu de administracao
verifico travamento também. Mas a janela abre com mensagem na barra de
status indicando que está tentando ler as partições em /dev/sda (Hd
Interno) e fica com a janela travada sem dar continuidade ao processo.

Acionando o gparted via linha de comando do terminal e passando  como
parâmetro /dev/sdb (que é o HD onde eu preciso fazer a instalacao) o
gparted abre a janela normal e posso fazer todas as operações
inerentes a particionamento no /dev/sdb sem problemas.

Minha pergunta é a seguinte. Existe algum modo do Instalador do Ununtu
acionar o gparted passando o parametro /dev/sdb para que ele considere
apenas o HD externo e assim pular a tentativa de reconhecimento das
particoes em /dev/sda que é o que está travando o instalador??

Agradeço qualquer contribuição,

Hélio