[Ubuntu-BR] Fazer copia do servidor

Daniel Bastos dbastos+0 em toledo.com
Segunda Agosto 24 22:58:10 UTC 2009

In article <af7f7a2e0908241347n11dcfaaeob00023baf76757c8 em mail.gmail.com>,
Nilson Chagas wrote:

> (...) [F]azer uma copia do servidor (...) [sem] parar o servidor.

Não há como garantir a consistência de arquivos. Imagina que um
programa P possui um arquivo aberto. P está, nesse momento, escrevendo
o arquivo no disco. Metade de uma linha já foi escrita. Você copia o
arquivo inserindo-o num tar, por exemplo. Copiou o arquivo faltando
metade de uma linha. Esse é o clássico problema do backup.

Agora, o programa ssh te ajuda a executar programas remotamente.

%ssh eu em somewhere.com 'cp .emacs /tmp; ls -l /tmp/.emacs'
eu em somewhere.com's password:
-rw-r--r-- 1 eu eu 383 Aug 24 17:51 /tmp/.emacs

Essa última linha é refere-se ao computador somewhere.com, não o
local.

Se consistência não é algo que importe no seu caso, então não há
dificuldade. Você pode construir um .tar, da vida, na máquina remota,
e depois copiá-lo para outro lugar.