[Ubuntu-BR] GTK-gnutella

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Segunda Agosto 24 22:28:27 UTC 2009

Em Seg, 2009-08-24 às 08:50 -0300, andre carioca escreveu:

> Alguém usa o GTK-gnutella?

Não uso atualmente, mas já usei e posso te ajudar.

> Instalei ele só que ele diz que tá conectado e as buscas não trazem
> nenhum resultado. Fui tentar descobrir a causa e percebi que a conexão
> que ele estava tentando fazer era no meu próprio computador.

Na verdade isto está correto. O GTK-Gnutella é composto de dois
programas: um daemon que funciona na web e uma interface GTK que o
acessa. As pessoas que se conectam a você na verdade se conectam a um
mini servidor web em seu computador.

O que deve estar acontecendo é que você está atrás  de um firewall e
isso está impedindo o GTK-Gnutella de se conectar à rede global.

> Tem algum servidor ao qual eu tenho que tentar conectar?

Sim. O GTK-Gnutella tenta se conectar a "host caches", que por sua vez
contêm IPs de outros usuários.

> Alguém pode me ajudar?

Sim. Vou até instalar de novo o GTK-Gnutella para te ajudar, mas já te
adianto que imagino qual seja o problema: Versão muito antiga.

O GTK-Gnutella vem configurado com uma série de "host caches" que ele
vai pingar e depois tentar conectar-se. Acontece que estes host caches
mudam frequentemente porque a todo momento há pessoas entrando e saindo
da rede Gnutella ou mudando de IP. Desta forma, uma versão com vários
meses de idade pode ter, entre seus milhares de "host caches" listados,
apenas alguns que realmente ainda funcionam. O GTK-Gnutella tentará
conectar-se a cada um deles até achar algum que funcione. Da primeira
vez será um processo demorado, pode tardar até uma hora para achar algum
que funcione. Mas depois que achar o primeiro começará a achar outros e
a reconstruir o host cache a partir de endereços válidos.

Se isso NÃO funcionar é possível que sua versão já esteja "criando barba
na cara" e seja hora de atualizar.

A versão empacotada no Jaunty é a "gtk-gnutella 0.96.5". A versão atual
é a "0.96.6", segundo o site oficial. Isto significa que a versão do
Jaunty não é velha demais, mas pode acontecer que a lista de "host
caches" tenha esvaziado. Se for o caso, seria uma boa idéia compilar o
programa. Ao fazer isso, talvez você queira fazer uma compilação
totalmente adaptada. Se for o caso, me peça ajuda.