[Ubuntu-BR] vpn e segurança

Erasmo José Pereira de Oliveira erasmo em conhecendoageografia.com
Quarta Agosto 19 13:03:25 UTC 2009

Uso aqui em casa internet fornecida via vpn (não sei pq a empresa
fornece assim, mas enfim) ... alguns dias atrás alguns amigos me falaram
que quando estou conectado na vpn os técnicos da empresa de internet
conseguem ter acesso direto a minha máquina, conseguindo inclusive
acessar minhas pastas.

Alguém sabe me dizer se isso é possível? Se é, existe alguma ferramenta
para o ubuntu que possa impedir q isso ocorra? tem como eu monitorar
essas tentativas de acesso a minha máquina?

Tenho firewall instalado, mas não tenho idéia de onde ver os relatórios
das atividades do firewall.

Detalhe até pouco tempo atrás estava usando aqui o windows pq não tinha
conseguido ainda uma solução para conectar na vpn no ubuntu (ainda bem q
ja consegui) usava o firewall no norton internet security e vez ou outra
ele detectava uma tentativa de invasão à minha máquina e me dava o ip da
máquina q tava tentando (bate exatamente com o DNS do meu provedor)
enfim não entendo muito desse assunto se alguém puder ajudar a
esclarecer essas duvidas, desde já agradeço
--
Erasmo José Pereira de Oliveira
# Usuário Linux 475516