[Ubuntu-BR] Notebook adequado para Ubuntu 9.04 ?

Melissa Mendonça melissawm em gmail.com
Segunda Agosto 17 13:07:03 UTC 2009

Markos, repito minha resposta de alguns dias atrás pq talvez possa te
interessar. Mas, sem querer te desencorajar (e também posso estar enganada),
acredito que as SIS Mirage não se dão bem com Linux. Pelo menos se vc quiser
os efeitos 3D e o "eyecandy"...

Boa sorte!

- Melissa

Pra quem lê inglês, é sempre bom checar aqui:

https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam

Às vezes tá um pouco desatualizado, mas dá pra ter uma idéia dos modelos que
funcionam e os que comprovadamente não funcionam. Os que não são
mencionados, provavelmente vc vai ter que testar vc mesmo...

Pra checar se o ubuntu suporta seu laptop, os itens mais importantes são:

- Qual a placa de vídeo? Na minha experiência, ATI é um lixo no linux, pois
os drivers proprietários fornecidos pela ATI são horríveis... Melhor pegar
uma NVIDIA ou uma Intel.

- Qual a placa/o adaptador de wifi? Se vc vai usar rede sem fio, é
importante checar o modelo e o chipset da sua placa, e verificar se tem
driver aberto ou se o driver proprietário é bom. Eu tenho uma Broadcom 4312
e sofro pra fazer funcionar às vezes... Tem que estar preparado pra esse
tipo de coisa se o seu hardware não tem driver aberto.

- Para alguns modelos de laptop, o suspender/hibernar pode dar problemas.
Cheque antes se alguem tem experiência com o modelo que vc quer comprar, se
vc vai precisar usar essas funções.

--
Melissa Weber Mendonça
Doctorante - Unité d'Analyse Numérique