[Ubuntu-BR] como alterar o nome de usuária

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Domingo Agosto 16 13:51:29 UTC 2009

2009/8/16 Rinaia Philipas <rinaiaphilipas em ymail.com>

> Preciso alterar meu nome de usuária. Alguém saberia me orientar com
> comandos?

Solução automatizada criada pelo pessoal do ubuntu parece não existir.
Basicamente vc tem que modificar os arquivos /etc/passwd e /etc/group e
mover o diretório /home/USUARIO_VELHO para /home/USUARIO_NOVO.

Tb tem que modificar o dono dos arquivos desse usuário velho, que geralmente
ficam só em /home/USUARIO_VELHO.

Isso se for um usuário comum, que não usa, por exemplo, postfix, arquivos
com permissão pra ele fora do /home, serviços que dependem do nome dele etc.

Procure no google por "change user name linux" que vc vai achar mts dicas.
Mas a dica principal é usar os comandos usermod, groupmod e chown. De uma
lida no manual desses 3 programas (man usermod...) para entender os
parametros.

Depois de olhar no google e ler os manuais, se tiver dúvidas, é só
perguntar!

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos