[Ubuntu-BR] Programar para linux (Othon Oliveira)

oliveira othon otluiz em hotmail.com
Domingo Agosto 16 11:16:48 UTC 2009

Bom dia pessoal.

Tenho alguma experiência em programação C.

Pra mim uma das melhores linguagens já inventadas.

Aliás o C é uma linguagem feita com o intuito de programar sistemas
operacionais e pela facilidade de manipulação da memória e de
processos, sockets, coisa que para um leigo poderá se constituir um problema.
Contudo C está bastante atual, o conceito de orientação a objetos pode ser utilizado em
programas C por exemplo os typedef tem um conceito parecido com objetos
mas apesar do C não ser orientado a objetos, vais utilizando os
conceitos para ires pegando o jeito.

Por outro lado se fores iniciar em programação orientada a objetos,
parte logo pro Java e instala o JDK(Java Developer Kit), a sintaxe é parecida com o C, aliás Java foi escrito
inicialmente  C, com bibliotecas C++(que confusão :-), até se criarem o compilador Java que
na intimidade roda C rodava sem preconceito, hehe.
Existem outros JDK's, me parece que é um deles é da comunidade Linuxer, vai muito bem obrigado.

Além do mais Java está em tudo que há de mais moderno em termos de sistemas embebidos, aparelhos portáteis como celulares e PDA's por exemplo, é claro que os sistemas operacionais que rodam nessas maquinihas fantásticas são feitos em C, mais precisamente no ambiente Linux, esqueça Windows ou Windows mobile, tá mais fechado que nunca.

Força na programação,

--
Othon Oliveira