[Ubuntu-BR] Modem 3g ZTE mf100 da Vivo

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Sábado Agosto 15 13:58:54 UTC 2009

Para entender o problema, vejam esse bug:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/hal-info/+bug/305968

Outras informações interessantes que eu fui percebendo aqui:

- Se eu bootar com o modem plugado na usb, não é nem necessário rodar o
usb_modeswitch (e assim não precisa do arquivo /etc/usb_modeswitch.conf)! O
product ID já fica 0x0031 e então o network manager já se conecta
automaticamente. Mas se eu retirar o modem e colocá-lo novamente, aí sim é
necessário rodar o usb_modeswitch.

- Para não ter que ficar rodando o usb_modeswitch td vez que encaixa o
modem, criei uma regra no udev que faz isso para mim. Simplesmente segui as
instruções desse post aqui:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=7213973#post7213973

- Acontece que, seguindo a dica de cima, parece que o arquivo
/usr/share/hal/fdi/information/20thirdparty/20-zte-mf626.fdi não é lido
sempre, já que às vezes não aparecem duas opções de conexão com a Vivo no
network manager (aparece só uma). *Alguém sabe pq isso acontece??* Quando
isso acontece, tem vezes que não conecta de jeito nenhum. Para resolver, eu
removo o arquivo /etc/udev/rules.d/90-zte.rules, reconecto o modem, rodo o
usb_modeswitch na mão e pronto.

- Uma vez apareceu uma msg estranha pedindo uma senha da Vivo. Digitei vivo
e então se conectou (aperar dessa senha já estar setada nas config da
conexão).

Analista de Sistemas - Infraestrutura
joaoolavo.wordpress.com