[Ubuntu-BR] Alguem conhece algum programa de backup que comprima arquivos individualmente mantendo a estrutura original de diretorios ?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Agosto 13 13:53:27 UTC 2009

Não.
Isso já é feito hoje com o 7z (7zip) com multivolumes porque as pastas
sao cheias de arquivos pequenos porém juntos formam um grande arquivo.
Faça um teste, copie uma pasta inteira com muitos arquivos para uma
pasta de teste, depois use o gzip -r nessa pasta de teste, verá que
todos os arquivos foram comprimidos individualmente. É isso que eu
quero, mas não quero copiar todos os arquivos para praticar um gzip -r
nela, queria saber se já existe algum comando equivalente ao cp -vR
mas que já comprima os arquivos no seu local de destino.

O 7zip a titulo de curiosidade leva muito tempo, o tar/gz é bem rápido
mas não aceita muitivolume e os descompactadores para Windows insistem
em descompactar um .tar.gz para .tar para voce ter o trabalho de
descompactar .tar de novo para chegar aos arquivos. É muita enrolação,
por isso, apesar da lerdeza do 7zip temos preferido esse formato pelo
resultado final.

Mas começo a questionar se este seria realmente a melhor maneira.
Com o gzip que citei como exemplo, eu perderia o timestamp original
dos arquivos e teria de copia-los para o disco em 3 fases (copia para
pasta temporaria, compactacao e mover para o local de destino), por
isso estou buscando uma ferramenta que faça o que eu preciso, antes de
eu ter de criar meu próprio script varrendo o disco inteiro e
compactando os arquivos individualmente e mantendo suas estrutura de
pastas originais.

O exemplo ainda é o mesmo, mas vou trocar algumas palavras para melhor
entendimento :
/home/fulano/teste.odt
/home/fulano/projetos/projeto-importante.dxf
se tornaria na unidade de destino :
/meudvd/home/fulano/teste.odt.zip
/meudvd/home/fulano/projetos/projeto-importante.dxf.zip

O intuito é nao precisar mais criar multivolumes e nem lidar com
arquivos gigantes que dão trabalho na hora de catalogação e
restauração.

[]'s