[Ubuntu-BR] Imagem Ubuntu para download.

Salles salles.web em gmail.com
Quarta Agosto 12 15:06:03 UTC 2009

Em Qua, 2009-08-12 às 11:35 -0300, Fabiano garcia Fonseca escreveu:
> Especificamente para estes itens que vc citou, a distribuição não
> depende da legislação de cada país?
> Pelo que sei em alguns países não é permitido por exemplo distribuir
> codecs para mp3, por isso então que a Canonical prefere deixar sem esse
> tipo de restrição no CD original. Mas não creio que este seja o caso do
> Brasil, penso que não temos legislação a respeito...
> Agora fiquei cheio de dúvidas...

Realmente isso depende da legislação local e também do tipo de contrato
de licença do proprietário, existem casos e casos:

Por exemplo, ao instalar um java plugin, uma janela com o contrato de
licença de uso é exposta para você concordar com as estas condições. Se
você mandar pré instalado, o usuário não terá acesso aos termos de uso
pois não leu nem concordou com o contrato... isto seria ilegal;

Então:
- Se um plugin mesmo proprietário é disponibilizado para download sem
nenhuma restrição ou imposição de concordância com termos de uso, não há
ilegalidade em distribui-lo;
- Se um plugin solicita no ato do download ou da instalação a leitura e
concordância com os termos de uso, sua distribuição poderá ser
considerada ilegal.

Devemos ter cuidado, sim. Remasterizar um sistema ao seu modo para uso
próprio é uma coisa. Distribuir essa remasterização é outra e fatos como
esse devem ser observados.
Lembrem-se do Ubuntu EEE: A intenção foi boa e até elogiada pela
Canonical, mas o rapaz foi informado da utilização ilegal da logomarca e
do nome Ubuntu. Ele teve a oportunidade de se explicar e acertar o que
fez. Outras empresas teriam metido o cacete nele exigindo indenizações e
por aí afora.

Salles (Nethell)

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389