[Ubuntu-BR] Distros Linux "Matam" o HD?

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Segunda Agosto 10 12:39:04 UTC 2009

Hum... essa materia é no minimo de "novembro 3, 2007"

Ja estamos quase em 2010... as versoes linux sao geradas a cada pelo menos 6
meses... outros sistema de particoes como Raisefs, ext3 e ext4 ja estao a
disposicao faz tempo... enquanto o windows ainda continua com FAT e NTFS...

Bem minha experiencia com o dois sistemas em resumo e a seguinte:

Windows eu uso desde a versao 3.1 que na verdade inicia com o DOS 6.2
Bem desde essa distribuição a ferramenta que mais uso é o scandisk e o
defrag.
Interessante que nessas ultimas distribuicoes nem o scandisk nem defrag
funcionam direito (sem contar que é praticamente inviavel rodar o defrag em
um HD com mais de 80GB com N arquivos)... faça o teste voce mesmo... no
WinXP rode o Scandisk depois o defrag... depois rode o defrag denovo... vai
ver que ele nao consegue desfragmentar pois o HD ainda continua com clusters
"perdidos" dando a lentidado no sistema... bem pra não falar muito nessa
semana que passou acabei de ter que reinstalar todo meu sistema porque o
Scandisk que no WinXP é o CHKDSK, não conseguiu concertar a tabela de
indices do HD deixando o sistema inutilizavel de tão lento.
Bem não posso falar todo mal contra esse sistema pois ele que me dá o
sustento, mas pra continuar a ganhar este sustento o FORMAT ainda continua a
ser o meu melhor amigo no windows...

Essa materia refere-se a ferramentas que podem melhorar a vida util do HD e
não que o Linux ferra seu HD... olha eu já perdi muito HD na epoca do Win98
onde eu posso dizer que i sistema simplesmente era um pica-pau ... pois
fazia cada buraco na superficie... mas os HDs tambem não eram lá aquelas
coisas...

Ou seja é como o pessoal ta falando... é todo um conjunto de coisas que leva
ao falecimento do HD.
Mas pode-se dizer, fora de cogitação o linux ferrar o HD, muito pelo
contrario... quanto mais tempo você deixar o Linux instalado na sua maquina
verá que a perfornmance melhora... não sei te dizer se é o esquema de
indices que ele cria, mas quando menos vc reinstalar o Linux melhor ele
fica, ao contrario do Windows...

Marcelo Silva