[Ubuntu-BR] Res: Redimensioar espaço do disco

Alfredo Gomes alfredogomes em yahoo.com
Sexta Agosto 7 18:19:56 UTC 2009

Salles
Obrigado pelas dicas. De certa forma você tem razão. Se coisa está dando certo para que experimentar outra? É a "maldita conveniência", a "Zona de conforto".

 Vou seguir as suas dicas.

Abs

Alfredo

________________________________
De: Salles <salles.web em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro <ubuntu-br em lists.ubuntu.com>
Enviadas: Sexta-feira, 7 de Agosto de 2009 14:52:30
Assunto: [Ubuntu-BR] Redimensioar espaço do disco

Para aumentar seu espaço em disco para ser utilizado pelo Ubuntu, você
terá que utilizar um particionador, preferencialmente o gparted através
do LiveCD.
* Faça um backup de todos os seus dados antes de proceder qualquer ação
pelo particionador "

Após ter salvo seus arquivos em outra mídia (DVD ou pendrive) inicie o
Ubuntu pelo LiveCD "Executar o Ubuntu sem instalar".
Após carregado, vá em Sistema > Administração e abra o Editor de
partições ou Partition Editor:
Quando aberto, ele mostrará o particionamento de seu HD (sda) que deve
coincidir com isto:
partição primária (nfts ou fat32) do Windows;
partição extendida, contendo:
partição linux (ext3) do seu ubuntu e
partição swap do linux.

* Atenção: Se houver um triângulo com um sinal ! em qualquer das
partições, principalmente a do Windows, não execute nenhum procedimento
pois deve haver erro na tabela das partições. Qualquer alteração
incorrerá na perda de ambos os sistemas.

Se tudo estiver ok, faça os procedimentos a seguir, um de cada vez:

- Primeiro, você deverá clicar na partição Windows e redimensiona-la,
reduzindo-a para o tamanho desejado; clique em "Aplicar" e aguarde a
finalização do processo.
- Segundo, deverá clicar na partição extendida e redimensiona-la para
ocupar o espaço obtido na modificação anterior; clique novamente em
"Aplicar" e aguarde a conclusão.
- Terceiro, deverá clicar na partição Linux e redimensiona-la para
ocupar o espaço livre obtido na modificação anterior; clique finalmente
em "Aplicar" e aguarde o término da operação.

Feche o Editor de partições e saia do sistema, retirando o LiveCD.
Reinicie a máquina pelo HD e veja se tudo está ok.
Restaure seu backup e manda ver.

Método prático "Eu tenho mas dá trabalho" para te ajudar a jogar "a
chave fora", passo a passo:
Arranje um HD pequeno com espaço mínimo suficiente para seu Windows;
Retire seu HD com o Ubuntu da máquina;
Coloque o HD em questão e instale seu Windows;
Concluido, retire-o da máquina e reponha o HD do Ubuntu.
Pronto!
O trabalho que vai dar para abrir gabinete, espetar HD, seta-lo no boot
vai ser tão chato que você vai preferir não abrir o Windows :)

Hehehehehe....

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389