[Ubuntu-BR] Diferença entre os grupos admin e adm e como altero as permissões da polkit por linha de comando.

Nilo Martins jniloms em gmail.com
Sexta Agosto 7 18:02:48 UTC 2009

Olá pessoal,

Faz algum tempo que não acompanho a lista. Mas estou a qui novamente com
mais algumas dúvidas.

Estou montando uma politica de uso para as estações de trabalho Ubuntu
logadas em um Active Directory (AD).

Já estou conseguindo fazer com que as máquinas fiquem cadastradas no AD e
que quando o usuário do domínio logar ele use os grupos que eu permitir no
domínio.

Mas estou com algumas dúvida em relação as permissões:

1) Teoricamente o grupo que permite ao usuário cadastrar uma nova impressora
é a *lpadmin*, mas essa permissão só tem funcionado aqui quando o usuário
também está no grupo *adm*.
Gostaria de saber em que o grupo *adm* influencia além das impressoras e
qual sua diferença para o grupo *admin*?
P.S: Já sei que os sudores estão no grupo *admin*.
Meu objetivo é separar as pessoas que podem administrar a máquina daquelas
que só podem cadastrar impressoras.

2) Como faço para gerenciar a polkit do Gnome por linha de comandos, de
preferência alterando as regras de várias máquinas ao mesmo tempo.
Temos aqui mais de 100 máquinas e gostaria de fazer algo como as políticas
de grupo e permissões do AD.
Se alguém tiver uma dica de uma boa documentação sobre este assunto me manda
o link. (Já pesquisei no google e não achei).

3) Aproveitando. Se alguém conhece um bom livro que mostre detalhes mais
aprofundados de administração de estações de trabalho com SAMBA em redes
mistas (Com Servidor Active Directory), me manda a referência.

Despois desse bombardeio de perguntas, só tenho que agradecer a todos da
lista.

Nilo Martins