[Ubuntu-BR] Ajuste fino do squid

Flávio Raphael Barcellos flavio.raphael.barcellos em gmail.com
Sexta Agosto 7 14:24:54 UTC 2009

Luciano,

Sua questão está há um tempão e ninguém se habilitou. Resolvi ler a
documentação do Thundercache e gostei da proposta deles, apesar de ter
reservas quando ao uso de linguagens interpretadas para certos usos.

Não instalei para testar, pois no momento estou sem ambiente de testes
para produtos alternativos, mas ele já entrou na lista de cousas que
pretendo fazer quando voltar a ter meu laboratório de testes em casa.
No momento estou sem espaço e sem máquinas (a verba inicial para as
máquionas já está OK e investida, mas o espaço pode demorar).

Vamos ao que pode te ajudar.

Achei a sua máquina exelente, e não esperaria problemas com essa
máquina. Um processador de múltiplos núcleos não melhora em nada o
SQUID, assim se fosse uma máquina só para o SQUID, você tenderia a 50%
de usao de CPU, mas hoje não se encontra processador de um núcleo,
então pode-se recorrer a artificios. No seu caso isso nãoserá problema
pois o Thundercache dispara vários processos filhos, onde pode residir
o seu problema.

No documento básico de instalação e configuração do Thundercache olhe
a linha que diz:

#-----------------------------------------------
#OPÇÕES DE REDIRECIONAMENTO
url_rewrite_children 200
acl store_rewrite_list url_regex -i "/etc/squid/thunder.lst"
url_rewrite_access allow store_rewrite_list
url_rewrite_access deny all
url_rewrite_program /etc/squid/loader.php
#nega cache local, para não haver duplicação
acl localcache dstdomain 192.168.30.1
cache deny localcache
#-----------------------------------------------

Em "url_renew_children" está indicando que o squid pode criar 200
processos filhos que vão efetivamente gerenciar o cache das URL que
estão na lista. Você copiou exataemnte isso, ou seguiu outra
cdocumentação e aumentou esse valor?

200 processos filhos de aplicação escrita em PHP!!! Dependendo de como
o PHP cli estiver configurado pode ser a causa raiz da ausencia de
memória.

Dessa parte teremos que verificar o como o cli do PHP está configurado
(acho que fica em "/etc/php/cli/php.ini'). Na documentação não diz
nada sobre como configurar o uso de recursos do PHP para o Thunder
rodar.

Se a sua máquina já faz alguma outra atividade relacionada ao "PHP
cli" pode ser que você tenha que rever essas configurações para evitar
carga desnecessária. Se ela só faz atividade com o módulo PHP do
Apache, pode ser que tenha sico duplicada a configuração do módulo
Apache para o cli e esles são independentes e podem ter necessidades
distintas (num deles você precisa ter o acesso ao MySQL, o outro não
se seu sistema PHP é somente Web, por exemplo).

Se a máquina do squid é só para isso, pode ser que você tenha
instalado coisa demais como módulos para o PHP que podem estar
consumindo muita memória, alguns instaladores de módulo para o PHP
fazem os ajustes para carregar so módulos nos "php.ini". Não sou
profundo conhecedor de PHP, mas existe ampla ducumentação sobre
tunning de servidores para PHP, já segui algumas para ajusntar uns
problemas num projeto de portal feito para uma Universidade onde
trabalhava na Infraestrutura de Servidores.

Existem várias considerações a serem tomadas algumas a serem pensadas:

1) Quantos filhos estão configurados para o Squid abrir?

2) Quanto de memória cada um vai precisar de acordo com as configurações do PHP?

3) Você reamente precisa de tosdos esse filhos (que critérios foram
usados para dimencionar isso)?

Sei que não dei solução, mas pode ser um caminho a ser pensado.

Sobre documentação de SQUID procure por "squid" "tuning" no Google,
mas no seu caso você deve fazer um estudo conjunto com "PHP" "tuning"
e dve procurar saber como funciona o "url_rewrite" no Squid.

Depois de conseguir domar esse dragão, pode ser interessante fazer um
relatório, tipo estudo de caso, e submeter para o pessoal do
Thundercache, pois pode ajudar muito a quem pode acabar adquirindo uma
máquina mostruosa para poder usar o sistema, por ele ser muito
interessante.

Hoje o gasto com link representa muito mais que comprar uma máquina
com mais memória, mas para que gastar dinheiro com uma máquina
superdimensionada quendo se pode fazer ajusters ne configuração para
ocnseguir atender ao desejado.

Espero ter ajufado.

Saudações,

Flávio