[Ubuntu-BR] Recuperando arquivos deletados

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Sexta Agosto 7 12:36:23 UTC 2009

Olha vou contar um caso que já aconteceu comigo quando usava win98...

A maquina do meu colega estava com uma particao apenas, entao formatamos
e criamos 2 particoes... mas na hora de instalar o sistema deu um
problema (nao me lembro qual) e tivemos que voltar a particao
original... mas isso foi feito pelo Fdisk mesmo. Interessante, pra minha
surpresa os arquivos dele ainda estavam lá... mesmo recriando a tabela
de particoes...

Desta forma dou uma sugestão: Refaça a tabela de particões original com
o formato original (FAT ou NTFS) que tinha antes de instalar o Ubuntu, e
entao coloque o HD em outra maquina com windows e tente ver se enxerga
os arquivos...
Bem aí pode ser que ele diga que voce precisar formatar a partição
certo...

Ainda não formate... use um programa chamado Recovery My Files que pode
ser encontrado aqui: http://www.recovermyfiles.com/

Esse programa é pago, mas com um pouquinho de "esforço" você poderá
arrumar um "liberado".

Caso o Recovery My Files nao reconheca a partição por falta de
formatacao... eu faria o seguinte... formataria a particao normal mas no
modo rapido que so refaz os indices.

Deve-se lembrar o seguinte:

Com relação a formatação de partições

Quando você formata uma partição seja no Windows ou no Linux, ele na
verdade não retira os arquivos do HD e sim recria o indice na tabela de
partições deixando-as limpas, mas or arquivos continuam lá no HD, por
isso você consegue recuperar os arquivos.
Mas um problema é quando você grava outros arquivos na partição recem
criada... pois estes sobrepõe os arquivos antes existentes... dessa
forma temos o seguinte, se você só instalou o ubuntu provavelmente irá
conseguir recuperar muito arquivos... mas se encheu o HD, o que acho
dificil ai complica.

Os arquivos de um HD somente são destruidos se você fizer uma formatação
fisica no disco, ou seja, com programas proprios pra isso... eles
refazem todos os clusters do HD deixando como quando vem de fabrica 00
isso mesmo zerado... esses programas são usados por empresas que não
querem ver seus arquivos reutilizados por terceiros.

Desta forma ainda há uma esperança pra voces.

Como sei bem como é essa situação onde você perde seus arquivos
"queridos" no que eu puder ajudar estarei a disposição.

Caso tenha dificuldade em "achar" o Recovery My Files me mande um email.

Abraços

Marcelo Silva