[Ubuntu-BR] Coisa que sinto falta no Linux:

Flávio Raphael Barcellos flavio.raphael.barcellos em gmail.com
Sexta Agosto 7 11:03:01 UTC 2009

A única coisa que sinto falta no Linux, tomo como falha do fabricante
de celular que eu gosto e não como limitação do Linux. Não consigo
fazer sincronização de minha agenda e contatos, mas confesso que não
tentei muito. Fiquei mal acostumado com tudo que eu compro funcionar
que não pensei em comprar um celular da mesma forma que eu compro os
periféricos e componentes que uso no meu computador.

Já tive muito problema com hardware que não funcionava, mas depois que
passei a só comprar periféricos e placas que estão em listas de
hardware compativel, ou que o fabricante tem uma politica de apoio ao
software livre passando informaçãos para a comunidade (nesse caso
compro o que já tem driver), ou que eles mesmos desenvolvem o driver,
nunca mais tive problema algum.

O que vejo hoje com as pessoas que tem problema é não pensar antes de
montar um computador, vão na loja compram as peças com foco em montar
um computador barato ou o mais "top de linha" perfeito para jogos de
Windows. Depois disso (o de componentes mais obscuros ou mais
sofisticados), se lembram que do Linux e querem que tudo fucnione bem
nele como funciona no outro sistema.

Quando esse camarada comprou os componentes ele nem pensou no Linux,
como é que vai querer que tudo funcione nele?

Para o primeiro caso, o camarada queria fazer um computador muito
barato e saiu minimizando o preço de todos os componentes acontece que
essese componentes com provavel qualidade duvidosa foram construidos
para rodar num sistema que os usuários estão muito acostumados a ter
problemas de travamentos e reinstalações. Esse camarada deveria ter
optado por um computador montado de loja de departamentos que já vem
com Linux e instalar o Linus de sua preferência e o mesmo W* não
licenciado que ele instalou na sua montagem. Isso me remete a um
artigo que li no Linux Journal há muito tempo, falando de Hardware for
W* - O hardware é ruim porque o software é ruim (W*) ou o software é
ruim porque o software é ruim (fabricante de componentes não primam
pele qualidade)?

Para o segundo caso, o camarada tinha um objetivo, jogar a última
versão do Jogo que ele gosta. Em quase 100% desses casos só existira
problemas com a plca de vídeo, mas alguns fabricantes estão fazendo
driver para o Linux e elas tendem a funcionar, mas podem precisar de
muitos ajustes e alguns bem obscuros. Se ele der sorte da placa que
ele precisa para o jogo que ele gosta for uma placa que muito usuário
de Linux vai usar ele tem grande chance de conseguir instruções, mas
vai ter que garimpra um pouco, na pior das hipóteses ele não terá os
efeitos 3D do Compiz, mas não deve ter problemas em usar o básico.

O que eu vi até o momento nessa questão de "O que sinto falta" que
passou a "vale a pena" são questões que via muito entre 1995 e 2003,
depois disso as distribuições ficaram melhores e somente precisamos de
cuidados na hora de adquirir um preiférico, mas nada que impeça uma
funcionalidade. Podemos ficar limitados nas escolhas, para não ter que
ficar penando depois.

Fico por aqui. Já escrevi demais.

Não tomem isso como uma declaração de guerra. É simplesmente a minha
opinião que pode não ser a mesma de você.

Saudações,

Flávio
--
Quidquid latine dictum sit, altum sonatur.
_