[Ubuntu-BR] Java

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Quinta Agosto 6 12:45:08 UTC 2009

Hum... vou ter que dar meu pitaco aqui rsrsrs

Concordo que pra aprender java ou qualquer outra linguagem deveríamos
usar as mais primitivas ferramentas para podermos saber exatamente o que
cada função faz. No entanto vamos a alguns detalhes que devem ser
observados:

Qual o propósito particular de aprender tal linguagem?

Se tornar um perito? (ou doido rsrsr)
Quebrar um galho?
Aprender a fazer alguns programinhas pra se divertir?
Trabalhar em uma empresa que exija diplomas e mais diplomas?
etc etc

Bem eu analiso da seguinte forma, no meu caso eu aprendi Delphi, Html*,
PHP, ASP, JavaScript, C e outras coisas, mas foi tudo em ferramentas
visuais...

Meu propósito é resolver algumas necessidades da empresa ou empresas em
que eu trabalhar e com o que aprendi estou me saindo muito bem.

Acho que aprender qualquer linguagem em linha de comando é uma tempo bem
perdido, já que as ferramentas visuais te dão a opção de ver os fontes a
hora que quiser.

Por exemplo no Delphi eu posso ver os fontes tanto da Unit como do
Formulário... mas sinceramente, quem será que entra no fonte do
Formulário pra alterar alguma coisa?
Sei que até existe quem faça isso... mas em caso extremo de necessidade.

As ferramentas visuais estão aí pra facilitar nossas vidas, e sempre que
puder use-as.

Bem, agora uma opinião bem pessoal heim...
Dependendo do propósito de se aprender a programar, é como aprender a
tocar violão, se quiser ser um músico pra tocar em orquestras estude
música com seus fundamentos e depois de muito tempo você vai pegar num
violão.
Agora se quiser sentir o prazer de simplesmente tocar o que lhe vier a
cabeça, aprenda a bater as cordas, depois você vai ganhando ritmo.

Pegue um ferramenta visual, abra alguns exemplos que normalmente vem com
elas, execute-as e depois se encha de perguntas... e se eu clicar aqui o
que acontece, etc etc, e clique... depois vá nos fontes e veja o que o
programador fez pra aquilo acontecer e assim você vai descobrindo pra
que serve cada função.

Aprender a programar em linha de comando... hum... você vai precisar de
muito tempo :)
E ainda mais pela linguagem que optou java, não é nada amigável, terá
que ter tempo e paciência. (me desculpem os javaneses, só uma opinião
ok).

*Só uma observação... aprendi html no notepad viu... não era nada fácil,
mas era a opção que eu tinha quando comecei, hoje uso o dreanweaver e
sou muito mais feliz :)

Há uma frase que eu digo sempre, com relação as ferramentas visuais...
"Se temos guardanapos a mesa, pra que vou limpar a boca com a manga da
camisa?"

Espero que tenha sucesso na sua empreitada, Marcio.

Marcelo Silva