[Ubuntu-BR] Base PostgreSQL acessada por outra maquina da rede

Leonardo Ribeiro leojribeiro em gmail.com
Quinta Agosto 6 11:35:44 UTC 2009

Srs,
Tenho em meu pc o ubuntu 9.04 com o postgresql instalado e  nele tenho um BD
para uma aplicacao.
Preciso que essa aplicacao rodando em outras maquinas (ubuntu e/ou windows,
mas no meu caso especifico para teste a outra maquina é o meu notebook com
ubuntu 9.04 tbm) tenha acesso a essa
base tbm.

Eu ja editei o postgresql.conf e coloquei o

listen_addresses = ‘*’

e tbm o  pg_hba.conf colocando no final do arquivo

host all all 0.0.0.0/0 md5

Porem quando inicio a aplicacao em outra maquina (que nao tem o servidor do
postgre instalado) recebo um erro que "conexao recusada", verifique se o
postmaster esta configurado para receber conexoes tcp/ip

A aplicacao é feita em java, com hibernate

Outra coisa é que meu notebook acessa a rede via wireless e tenho um
roteador linksys wrt54g.

Alguem saberia me dar uma dica de como fazer funcionar o acesso remoto so
postgresql? Pode ser Firewall? (eu nao instalei nenhum, deve estar com o
"padrao")

--
[]'s
Leonardo