[Ubuntu-BR] Precisamos do AcroRead?

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quarta Agosto 5 01:33:43 UTC 2009

Hoje fui tentar baixar as atualizações semanais (terça-feira é meu dia
preferido para isso, pois domingo eu geralmente estou distraído
escrevendo). Enquanto o fazia eu percebi uma coisa que me pareceu
aberrante, uma verdadeira excrescência, algo quase obsceno. O pacote
"acroread", que contém  a  versão mais recente do Adobe Reader, um
leitor de pdfs. Este pacote contém 105MB ou seja, mais de 1/7 de um CD!

Será realmente necessário comprometer 1/10 de 1GB para termos
simplesmente a função de ler arquivos PDF? Será necessário instalar 2/3
de um OpenOffice ou 4 vezes e meia um Mozilla Firefox? Será que aquilo
que o Adobe Reader nos proporciona (ler PDF) se compara ao que estes
dois outros programas podem fazer por nós?

Os outros leitores de PDF serão tão absurdamente ruins que justifique
que tenhamos o Adobe Reader no computador? O Evince tem 795 Kb. Se
incluirmos o espaço tomado por todas as bibliotecas que ele usa
diretmaente:

libatk 51kb
libdjvulibre 697 kb
libevdocument 67kb
libeview 69kb
libpoppler 686 + 62kb

As demais bibliotecas são compartilhadas do sistema e portanto não
preciam entrar na conta. O Evince consegue fazer mais do que o Acroread
(pois também exibe PS, DVI, DJVU e várias imagens) com apenas pouco mais
que 2,5MB. Isto é 1/42 avos do tamanho do Acroread!

Não é nem preciso mencionar que o impacto do Evince sobre a RAM é muito
menor e que ele possui uma interface mais amigável...

Claro, surgirão "desculpas" para o inchaço do Acroread. Dirão que ele
inclui suas próprias fontes (problema dele, o evince usa as fontes do
ghostscript...), dirão que ele tem seu próprio toolkit (azar dele,
usasse QT,  GTK, FLTK, FOX ou qualquer coisa), dirão que ele inclui suas
próprias bibliotecas em vez de depender do sistema (mais uma vez azar
dele e de seu "isolacionismo").

Hoje me dei conta de que o Acroread ocupa mais espaço em disco do que a
maioria dos sistemas operacionais! Se excluirmos os aplicativos de
usuário (como OpenOffice) e instalarmos uma interface enxuta, é possível
instalar em menos de 100 MB quase todas as versões do Linux (kernel +
GNU userland) e talvez todas as formas de BSD. Com um pouco de sorte dá
para instalar um OpenSolaris e talvez a maioria dos UNIX históricos.

Antes do Windows XP, o sistema da Microsoft tampouco ocupava tanto
espaço em disco rígido (sem os acessórios supérfluos, claro). Eu já tive
computador com HD de 500 MB rodando Windows 98.

Quando você percebe algo assim é sinal de que algo deve ser feito. Eu
fiz. Desinstalei o Acroread.