[Ubuntu-BR] Ajuda no vi

Flávio Raphael Barcellos flavio.raphael.barcellos em gmail.com
Terça Agosto 4 19:58:28 UTC 2009

Defina melhor a sua necessidade.

Você deseja:

--------------
1) Inserir um arquivo dentro de outro já existente;

Pode-se recorrer aos comandos de linha, estando no modo de navegação
do texto (ESC) e não no modo de inserir texto, posicione o cursor na
linha onde deseja incluir o conteúdo do arquivo (eu costumo deichar
numa linha embranco para não correr risco) tecle ":", surgirá uma
linha para se digitar o comando de linha.

Use o comano "r <nome do arquivo>" ele incluirá o arquivo abaixo da
linha onde você está.

2) Copiar um intervalo de linhas de um arquivo aberto para um novo arquivo;

Também no modo de comandos use o comando "w", mas marcando o intervalo
de linhas com marcadores literais.

Comando "mL" cria uma marca de linha onde L é uma letra.

Para acinoar a linha use o comando ' --> Apóstrofe não é o acento
agudo do teclado (se usar teclado US terá que telcar a barra de espaço
após para desativas as deadkeys)

Assim depois de marcar a linha inicial (por exemplo com a letra "x",
vá para a linha final, digite ":" para ir para o modo de comandos e
realize o seguinte comando:

: 'x,. w arquivo.txt

Onde "." (ponto) significa a linha corrente.

Pode-se colocar duas marcas ("x" para a inicial e "y" para a final) e
usá-las no intervalo a ser salvo no arquivo de destino.

Cuidado para não deixar o arquivo de desiton em branco, pois isso irá
gravar somente o intervalo no arquivo atual e se você sair do editor
perderá o resto do arquivo.

Existem várias formas de se fazer isso, depende muito do gosto de cada
um. Eu uso assim, pois quando comecei em Unix não tinha o VI somente o
EX onde se editava o arquivo linha a linha sem um navegador visual das
linhas que o VI promoveu.

Espero ter sido útil.