[Ubuntu-BR] repositorio

Lucas Saliés Brum sistematico em gmail.com
Segunda Abril 27 14:27:21 UTC 2009

Vamos lá! aula de shell e repositórios com o Lucas, hahahahahahaha

Li o Wiki e dei uma estudada, nunca fiz isso na vida e nenhum comando
daqui foi testado.
Se o seu PC, pegar fogo, ficar com a tela preta, reiniciar sem parar,
começar a mexer, tremer, gemer, chorar, eu não me responsabilizo ok?

Cria a pasta do repositorio:
# mkdir /home/repo

Copia os arquivos do seu cache para o seu novo repositorio:
# cp /var/cache/apt/archives/*.deb /home/repo

Cria o arquivo /home/repo/Packages com a descrição dos pacotes:
# dpkg-scanpackages /home/repo /dev/null > /home/repo/Packages

Adiciona o seu repositório no sources.list do apt-get:
# echo 'deb file:/home/repo ./' >> /etc/apt/sources.list

Atualiza o cache do apt-get:
# apt-get update

Cria a primeira linha do script cron que vai atualizar de hora em hora
seu repositório:
# echo '#!/bin/sh' > /etc/cron.hourly/repo-add.sh

2ª linha:
# echo '/bin/cp /var/cache/apt/archives/*.deb /home/repo' >>
/etc/cron.hourly/repo-add.sh

3ª linha:
# echo 'dpkg-scanpackages /home/repo /dev/null > /home/repo/Packages' >
/etc/cron.hourly/repo-add.sh

Torna o script executável:
# chmod +x /etc/cron.hourly/repo-add.sh

Tudo junto:
#!/bin/sh
# mkdir /home/repo
[...]

EXECUTE TUDO COMO ROOT!

Depois eu arrumo e faço um script decente em Python e com o rsync ao
invés de cp, esse aí eu fiz na pressa e tá bem porquinho.

Abraços..

--
Lucas Saliés Brum
Linux User #456043