[Ubuntu-BR] Instalar programas remoto em rede

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Domingo Abril 26 13:07:02 UTC 2009

2009/4/26 romano <bruno em tanervoso.com.br>

> Opa beleza.
>
> Eu tenho uma rede com 100 máquinas e preciso instalar 1 programa em
> todas, como eu posso fazer ?
>
> Todas as máquinas já estão rodando legal, e queria instalar em tudo ao
> mesmo tempo tem como ?

e ae Romano blz?
Cara eu tenho duas formas para sugerir. A primeira é no caso desse seu
programa que você quer instalar fazer parte do repositório e portanto ser
instalado com o apt ou synaptic. O que você pode fazer é criar um PC que
será o repositório de pacotes, assim você vai instalar o pacote nele e os
outros PCs não irão consumir banda para fazer instalações/atualizações.
Porém não tem como fazer "tudo de uma vez" ou "uma vez só".
Caso esse programa que quer instalar for um software que ficará em /usr
então o que você pode usar é uma solução um pouco mais complexa. Segundo a
própria documentação o diretório /usr do Linux existe exatamente para ser
compartilhado: "/usr is the second major section of the filesystem. /usr is
shareable, read-only data. That means that /usr should be shareable between
various FHS-compliant hosts and must not be written to. Any information that
is host-specific or varies with time is stored elsewhere." (
http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html#THEUSRHIERARCHY). Portanto o
que você pode fazer é compartilhar esse diretório na rede via NFS e as
máquinas "client"  mapearem esse /usr, assim qualquer alteração no seu /usr
será automaticamente vista pelas máquinas client (inclusive a instalação de
um software). Eu acho essa solução muito bonita e posso dizer que funciona
perfeitamente, principalmente se você permitir que montem com a opção de
somente-leitura para uma maior segurança. Fora essas duas formas mais,
digamos, profissionais, teriamos outras formas como compartilhar um
diretório e remotamente um script no CRON instalar tudo o que tiver dentro
desse diretório compartilhado... enfim tem outras formas mas menos
produtiva. =)

boa sorte.