[Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Saiu o resultado do julgamento doThe Pirate Bay

Fabio Guerrazzi linux em fg.med.br
Sábado Abril 18 14:18:33 UTC 2009

<quote quem="Mário L. Secco">
> Eu acho que é uma causa perdida para a indústria da música e de filmes.
>
> Tudo o que puder ser digitalizado e compartilhado, será digitalizado e
> compartilhado. Acho que isso é um caminho sem volta.
>
> Mas isso pode ser um perigo para a internet... Essas indústrias são
> poderosas, não acho que seja impossível de um dia elas conseguam controlar
> rede...  Isso vai ser a única forma deles impedirem o compartilhamento.

Esta questão é complexa, pois o artista não é lesado, o lucro da venda de
CD/DVD é quase todo da industria. Hermeto Pascoal declarou "pirateiem a
vontade meus CDs"! Ele disse que o seu ganho vem dos shows e a pirataria
até o ajuda pois divulga o seu trabalho e dá mais público nos shows. O que
a industria terá que fazer (e já está fazendo) é baratear os CDs e
aumentar os pontos de venda, popularizando o consumo. Quem tem a grana
sempre compra se julgar o preço justo. Quem não tem dinheiro vai continuar
pirateando com ou sem The Pirate Bay. IMHO.

--
Fabio.