[Ubuntu-BR] Re-compilar o Kernel 2.6.29.1 no Intrepid

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Quinta Abril 16 12:11:11 UTC 2009

2009/4/15 Lucas Salies Brum <sistematico em gmail.com>

> Pessoal, re-compilei o kernel do Intrepid afim de aproveitar os benefícios
> do ext4 sem ter que esperar o lançamento do Jaunty.
>
> Pois tenho o Arch Linux em outra partição e ele usa o sistema de arquivos
> ext4.
> O kernel funcionou, porem o meu vídeo ficou desconfigurado, aí eu voltei
> pro
> kernel antigo do Intrepid.

O que acontece é que o módulo do vídeo é inserido no kernel como um módulo.
Quando você recompila um novo kernel e também os módulos, você provavelmente
não recompila o módulo do driver de vídeo e assim nada mais normal do que
ele ficar "desconfigurado". Isso acontece em qualquer distribuição Linux
quando você também compila os módulos de um novo kernel. O que deve fazer é
reinstalar o módulo de vídeo.

> Minha dúvida é a seguinte:
> 1- Eu posso re-compilar o kernel da 'maneira tradicional'?

Sim.

> Ou seja:
> make menuconfig
> make
> make bzImage
> make modules
> make modules_install
> Quais são os efeitos colaterais?

Nenhum a mais do que em qualquer outra distribuição.

> Algum mecanismo do Ubuntu sairá prejudicado?

Não.

> 2- Alguem conhece um bom manual para se compilar o kernel no Ubuntu?
> Procurei no Google mas não achei nada muito específico.

Qualquer tutorial de compilação de kernel.

> Já compilei o Kernel de vários SOs, não sou iniciante(nem expert), só não
> estou acostumado com a maneira do Ubuntu/Debian de fazer as coisas.

É tudo igual, afinal Linux é Linux o que muda nas distribuições basicamente
são os pacotes.

> Achei aquele make-kpkg muito estranho =]

Não conheço. Pelo nome parece ser algo voltado pro KDE.

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com