[Ubuntu-BR] Comando para deslogar e limitar o usuário

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Abril 15 00:58:39 UTC 2009

Em Ter, 2009-04-14 às 19:47 -0400, Flávio Barros escreveu:
> Boa noite a todos.
>
> Gostaria de deslogar o usuário quanto atingir determinado tempo, 1 hora por
> exemplo.
> A idéia é limitar a utilização do computador por um determinado tempo.
>
> Outra situação é bloquear o usuário de modo que ele não consiga nem alterar
> o papel de parede. Queria mesmo disponibilizar apenas alguns aplicativos,
> como por exemplo firefox e openoffice.
>
> Alguém tem alguma idéia de como fazer isso ?

Tem um aplicativo chamado sabayon que permite restringir as permissões
dos usuários. Eu te aconselharia a remover todos os ícones de área de
trabalho, e mostrar lá somente links para as pastas e dispositivos que
ele poderá usar.

Sobre a limitação por tempo, você pode adicionar um script com execução
automática após o login de cada usuário não-root (acho que você
acrescenta em /etc/profile) o seguinte comando:

$ sleep 3600 ; logout

Isso quer dizer, "espere 3600 segundos e saia".

Só que eu acho que isso só funciona para login em modo texto.

Alguém tem uma idéia que funcione em modo gráfico?