[Ubuntu-BR] Kubuntu, quem usa?

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Quarta Abril 8 17:12:53 UTC 2009

Pessoal, estou analizando o Kubuntu aqui, puxa vida, porque será que fizeram da forma como está?
Eu gostava tanto do KDE3, mas esse KDE4 nao vai nem a pau...
A versao 9.04 pra quem gosta do KDE4 está muito boa... eu diria que com a mesma estabilidade do Ubuntu (gnome) 9.04 que estou usando.
Mas o Dolphin, que péssimo... nada produtivo...
Uma das opçoes melhores que vejo no Explorer do Windows agora (ja por um tempo) contida no Gnome é a organizacao dos icones em modo "lista", agora totalmente extinta no KDE4 (se nao me engano nem chegou a ter nos anteriores).
Outra coisa que nao gostei foi que não se pode criar icones diretamente na area de trabalho, que nao verdade nao existe mais, pois foi substituidas por widges, que quando vc cria um objeto no desktop ele coloca aquela barra lateral horrivel...
O esquema de visualizacao por colunas, sem chance, conforme voce vai abrindo a pasta vai criando uma coluna... totalmente desnecessario e confuso (seria melhor o esquema de lista).
Aquele iconezinho que fica pulando no cursor... puts... alem da definicao que é muito ruim, ainda pesa na maquina que é uma belesa... faça o teste desabilitando pra ver... (nao me pergunte como, só sei que achei no painel de controle "risos")

Bem, quando comecei a usar o Linux, só usava KDE pela facilidade que ele tinha, mas depois que tiraram o Konquerror e colocaram o Dolphin, virou um "elefantinho" e continuam a jogar carga sobre ele, que pena.
Venho acompanhando os lançamentos do KDE, mas me parece que a equipe de desnvolvimento possuem maquina bem parrudas e não mostrar sinais de que vão mudar o conceito do Dolphin... que pena!

Bem neste meio tempo o Gnome vem evoluindo muito bem...
Muito mais leve e objetivo... configuravel até uma horas :)

O navegador de arquivos simples e direto, pra programadores uma mao na roda :)

Postei esse email só pra deixar aqueles que quizerem saber mais sobre o KDE mas ainda nao baixaram... nao mudou nada até agora... só a base do Ubuntu que está bem estavel e mais leve... vale a pena conferir.

Ja o Ubuntu com Gnome... depois que testei o LiveCD, nao tive duvida logo instalei no lugar do 8.10 pois percebi mais levesa ja no CD... e nao maquina entao ficou bem melhor...

Valeu equipe UBUNTU :)

Marcelo Silva