[Ubuntu-BR] Ubuntu nas universidades públicas

Jenny jennyhorta em gmail.com
Quarta Abril 8 16:44:44 UTC 2009

Vagner Schoaba escreveu:
> Luciano, André e demais colegas.
> A função da universidade esta um pouco distorcidade, principalmente das
> particulares.
> Eu fui aluno de universidade particular, fiz mestrado em universidade
> particular e leciono em universidade particular.
> Quando aluno (1998 a 2005) a faculdade não tinha nenhum laboratorio que
> permitisse a utilização de Linux.
> Com alguma insistencia, conseguimos montar um pequeno laboratorio com 15
> computadores com Linux para Projetos de SO.
> Hoje sou professor das disciplinas de redes e SO, e é impossivel não ensinar
> [...]

Eu concordo inteiramente com você Vagner! Sou professora do fundamental,
trabalho em pequenas escolas com informática educativa com base
construtivista e há alguns anos descobri o Linux como alternativa tanto
do ponto de vista econômico quanto pela filosofia. O Ubuntu tem tudo a
ver com educação! Já somos um pequeno grupo, porém forte e acredito que
futuramente essa resistência ao linux deixará de existir. Trabalho com o
Ubuntu e o Pandorga e meus aluninhos de 3 a 8 anos já são pequenos
usuários.
Faço pedagogia no CEDERJ pela UNIRIO e em todo o consórcio (que reúne
todas as federais do RJ) só temos computadores com Ubuntu nos
laboratórios. Todos os alunos do CEDERJ (já chegam a 300 mil, senão me
engano) usam o Linux pelo menos nos laboratórios, nas disciplinas
relacionadas á informática e educação. Já é uma boa semente, né?
Saudações livres e alvinegras!

Jenny