[Ubuntu-BR] Serviço na inicialização como root

Xisberto xisberto em gmail.com
Segunda Abril 6 20:03:06 UTC 2009

2009/4/6 Renato Krause <renatokrause em gmail.com>

> de

> Obrigado a todos.
>
> Xisberto, eu achei um arquivo /etc/init.d/skeleton. Ele é um modelo de
> como escrever serviços?
> Eu tenho uma outra dúvida: imagino que os números após o rc sejam os
> níveis que o init entra. Porém não sei se o 3 é o mais adequado para
> mim. Preciso iniciar um serviço como root na inicialização do meu
> Ubuntu Server.
> Você acredita que adaptando meu script ao /etc/init.d/skeleton e
> nomeando ele como S65mrtg - por exemplo- irá funcionar?

Cara, não tinha visto ainda esse skeleton, vai me ajudar muito ainda!

Você colocou o runlevel 3, a sua suposição sobre o runlevel está certa. Só
que eu não lembrei: o runlevel padrão do Debian e de seus derivados é o 2.
Crie uma cópia do skeleton no init.d chamando-a de mrtg - por exemplo - e
crie um link para ela no rc2.d. O link precisa seguir a nomenclatura, o
script original não precisa.

O Ubuntu não deveria mais seguir estas configurações, pois ele teoricamente
não usa o System V e sim o upstart. Para ver qual é o seu runlevel padrão,
execute o comando "runlevel" logo após o boot. Você deverá ver "N 2", o que
significa que vocẽ está no runlevel 2. Para modificar, olhe o arquivo
/etc/event.d/rc-default, nas linhas que contêm o parâmetro "telinit"

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Apertem-o-cinto-o-inittab-sumiu