[Ubuntu-BR] ssh - monitorar firefox via ssh

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Segunda Setembro 29 16:22:06 UTC 2008

2008/9/29 Ricardo Juliao <rsjuliao em gmail.com>

> Gostaria de saber se é possivel abrir o processo "firefox" via ssh na minha
> máquina.
> isto é um exemplo puramente didático não tem fins malignos, embora nao seja
> dificil pensar neles.
>
> Mesmo assim gostaria de um explicação.
>
> é possivel abrir o firefox via ssh e VER o que a OUTRA pessoa esta
> acessando
> ?

Seria tunelar o X via ssh. O tunelamento eu não sei, mas abrir uma sessão X
a partir de outra máquina (modo terminal) basta ajustar a variável DISPLAY
e, claro, dar acesso à outra máquina. Depois, um startx deve resolver, daí
abre-se o que quiser, mesmo o firefox ou uma aplicação tipo synaptic (claro
as permissões tem que estar ok etc.). E relativamente fácil, mas é seguro.
Outro jeito é via GDM que tem uma opção para login remoto (veja).

André Cavalcante