[Ubuntu-BR] Ubuntu 8.10 Alpha 6

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Setembro 24 12:23:55 UTC 2008

Tem BIOS que são problemáticas e que conflitam com o kernel ao serem
habilitados alguns parametros.
Voce tem na BIOS em geral uma opção chamada PnP OS que se tiver em
enabled não tenta ativar alguns recursos porque sabe que eles serão
habilitados pelo próprio OS, isso deveria resolver a maioria dos
problemas, mas não resolve. O Windows XP por exemplo, se voce fizer a
instalação dele quando na BIOS estiver ligada o ACPI e completar a
instalação desse então após isso voce desligar o ACPI na BIOS, o
Windows começa a ter problemas inclusive na hora do boot, isso eu
reparei diversas vezes, porque ? É o mesmo problema que voce tem no
Linux, as opcoes de fabrica levam em consideração oras durante a
instalação, oras durante o boot e algumas podem causar pane se
ligadas/desligadas se o SO não estiver disposto a lidar com elas no
estado que se encontram.

O Linux parece ser muito sensivel a forma como determinados itens são
habilitados, daí opções como "acpi=off noapic nolapic" fazerem sucesso
em alguns equipamentos enquanto outros não precisam de nada disso. As
vezes atualizar a BIOS corrige o problema, noutra só passando
parametros para o kernel desligando algumas opções problemáticas como
voce fez.

[]'s