[Ubuntu-BR] Escalonador de freqüência do processador C2D

Bruno Correia bcorreia em gmail.com
Segunda Setembro 8 15:12:41 UTC 2008

Boa tarde a todos,

Aqui possuo um notebook Vostro com um processador T7250, 2GHZ e chipset
GM965, já a algum tempo que tenho enfrentado um problema com o Ubuntu,
que por algumas vezes o sistema de controle de energia para de
funcionar, me obrigando a reinstalar o módulo de controle de frequência
que uso (powernowd), depois da reinstalação volta a funcionar sem
problemas, algúem já enfrentou esse problema? A versão do sistema que
uso é a 8.04.

Outra coisa, a plataforma Santa Rosa permite o uso do processador em um
modo avançado de energia, onde o FSB e as memórias tem seus clocks
abaixados pela metade, no Windows consegui com o RMclock fazer com que o
sistema funcionasse em 6x100 com o menor Vcore possível, o que baixou o
consumo do sistema em 2W, ficando na casa dos 10W, alguém da lista já
conseguiu fazer o processador trabalhar nessa frequência no Ubuntu?

Abraço,

Bruno