[Ubuntu-BR] tamanho ideal para as partições

Peter Parker peter.parker.br em gmail.com
Segunda Setembro 8 13:46:04 UTC 2008

> Na verdade a justificativa é essa, mas ao contrário. Se a velocidade
> angular é mesma em toda a superfície do disco, há uma densidade maior
> perto do centro, daí mais dados por segundo.

Pensando melhor: w=v/r e sendo w=cte v vai variar de acordo com r, que é
maior quanto mais externo e sendo diretamente proporcional a v, enquanto
maior r, maior v.
Logo, como os dados ocupam o mesmo espaço físico por toda a superfície do
disco e v=s/t, sendo t=cte, onde maior for v, maior será o espaço
percorrido, logo, mais dados lidos.
Assim, a borda é mais eficiente, a menos de detalhes técnicos que eu não
conheça, só fiz análise física.

> OOps1 Você já verificou que um CD é gravado do centro para a borda? Dê
> uma olhada melhor da próxima vez que queimar um CD com menos de 500M.
> A área escura vai ficar mais no centro.

Ok, acho que você se confundiu neste aspecto. A parte mais escura é onde há
a queima da superfície, verifique em uma midia virgem as tonalidades e
verifique que a borda possui a mesma tonalidade do cd virgem, logo, a midia
é queimada (onde ficam os dados) do centro para a borda.

Ewerton Dutra