[Ubuntu-BR] 64 BITS??

Fred fredtoy em gmail.com
Domingo Setembro 7 18:47:29 UTC 2008

Alguns mitos sobre o Ubuntu 64 bits...

Realmente não há Java, Flash e Skype nativos para 64 bits. Mas, não é
trabalhoso usar a versão 32 bits destes programas no Ubuntu 64 bits. A
partir do Hardy (ou Gutsy, não me lembro agora) existe o pacote
'ia32-libs', que contém bibliotecas de 32 bits configuradas para serem
usadas no Ubuntu 64 bits. Ao instalar o Skype ou outros aplicativos 32
bits, este pacote é instalado automaticamente como dependência. Tudo
isso é transparente para o usuário. No caso do Flash, o pacote
'nspluginwrapper' também é instalado como dependência. O plugin Java
da Sun eu não testei. Estou usando o plugin livre e funciona muito bem
com o Bradesco, minha única necessidade real. Mesmo assim, existem 2
pacotes chamados 'ia32-sun-java5-bin' e 'ia32-sun-java6-bin' no
repositórios.

Segue uma lista dos aplicativos 32 bits que rodo no Ubuntu Hardy 64
bits usando o 'ia32-libs':
- Skype
- Wine
- nspluginwrapper (e por consequência, o plugin Flash)
- Gridwars 2 (clone freeware do excelente jogo Geometry Wars)

O resto dos programas que eu preciso já tem uma versão 64 bits.

--
Frederico G. Pestana