[Ubuntu-BR] tamanho ideal para as partições

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Quinta Setembro 4 19:24:07 UTC 2008

2008/9/3 Erasmo José Pereira de Oliveira <erasmojpo em gmail.com>:
> Amigos tô com um desktop de um amigo para instalar o ubuntu só q não
> tenho certeza de como dividir as partições. O hd é de 160 gigas e 1 giga
> de RAM
>
> Pensei em fazer da seguinte forma
>
> / = 20 Gb
Tá de bom tamanho. só o kubuntu-desktop + ubuntu-dektop dá quase 10G.
Mais uns servidores, java e outras coisas mais, você vai ter um pouco
mais de 10G. Se precisar utilizar uma ferramenta de backup talvez
tenha necessidade de mais espaço porque estas ferramentas utilizam o
/tmp para arquivo temporários, que às vezes são BEM grandes.

> /home = restante
Tudo bem, mas veja a minha sugestão abaixo

> swap = 1 Gb
Se você for deixar o PC hibernar, deve ter no mínimo 1G de swap para a
hibernação (porque você tem 1G de RAM) mais a quantidade normal de
swap que você teria no sistema (alguns dizem que é bom ter 2x outros
1x outros metade da RAM). No seu caso colacaria 2G.

> Alguma outra dica?

Dizem que é bom ter /boot em outra partição e, se possível o /tmp em
RAM - mas acho que é só para serividores (que tem MUITA RAM mesmo) e
para sistemas que vivem atualizando o kernel e fazendo experiências.
Acredito que para uma aplicação em desktop, as três partições acima
são suficientes.

Coloca o swap bem no início do HD, realmente vai fazer diferença
quando você passa a usar swap (coisa não muito comum quando se tem 1G
ou mais, como no seu caso).

Eu deixaria mais uma partição vazia de uns 10G. Nada, nada, tu podes
colocar o /tmp ali, ou ainda colocar outro sistema operacional (outro
linux ou mesmo windows) para experiências.

Agora lembre-se que tu não podes fazer mais que 4 partições primárias
e que, para o boot do windows, deves utilizar uma partição primária.
Então penses em criar umas duas partições primárias e o resto dentro
da extendida.

André Cavalcante