[Ubuntu-BR] antivirus

Alex aleximandro em gmail.com
Quarta Outubro 22 15:20:51 UTC 2008

Opa blz

2008/10/22 hamacker <sirhamacker em gmail.com>:
> Voce está subestimando o WINE.
> O WINE aqui não tem acesso nem ao /home, fica isolado lá no
> ~/.wine/drive_c, a menos que voce crie letras virtuais apontando para
> outras pastas.
> Além disso, o WINE não roda como root, e nem roda como usuario
> diferente do owner da pasta onde está o executável.

Olha eu creio da seguinte forma, se a possbilidade o usuário vai
fazer! é quase uma máxima da proeza realizada!

> O GoogleEarth por exemplo, usa a variável WINE_PREFIX para ter a
> garantia de que o aplicativo alí fique engaiolado.

A não tenho uma opnião sobre essa questão de engaiolamento do WINE.
Entretanto se por parecido com o /var/named/var/named é interessante o
proposto, mas se existe a alternativa é pq pode existir uma
consequencia, o que não descarta a hipotese levantada.

> Enquanto o Windows tentar automatizar tarefas abrindo mão de
> segurança, os vírus para Windows continuarão tendo seu ecosistema
> garantido.

O problema é deixar a cargo de usuário usar MBSA, e aplicar modelo de
segurança em um desktop basicão. por isso apareceram algumas
ferramentas no vista para tentar minizar o problema com vírus. embora
o problema exista por uma razão ou por outra.

O exemplo do autorun e autoplay é matador, eles ainda não
> abriram mão disso por conta da facilidade para o usuário.
Mas o usuário pode desabilitar, isso não quer dizer que o sistema é
falho pq não veio no modo "engaiolado" se fosse esse desespero ninguem
usava.

> para Linux não é descartado, mas pense, se houver falha de segurança
> por onde o vírus entrou,  que vai fazer um antivírus ?
A meu ver poderia entrar por um patch, um pacote ou até por uma código
embutido em algo se executado como root, o que ele pode fazer poderia
ser ubsjetivo já que se fosse executado como root para realizar uma
tarefa oculta seria supor algo subjetivo.

> Se a falha já
> é conhecida (pelo menos para o AV) então uma correção deve ter sido
> liberada e foi ignorada.

O antivírus pode limpar o vírus mas se a falha de segurança existe o
antivirus não pode ser reponsável por evitar uma falha do sistema
operacional como um todo, embora alguns tenha antirootkits e etc não
existe uma garantia. Esse para meu ver é o maior problemas em sistemas
como Windows, Muito windows piata e falta de update aliado a
facilidade ao usuário. por si só não pegaria vírus.
Vc comentou do autorun e autoplay, em servidores de arquivos Windows
por exemplo existe a opção de filtrar arquivos pela sua
extensão/assinatura. já era autoplay mesmo que tenha, diretiva de
grupo em rede pode-se desabilitar facilente via Active Directory ou
por script, mas o que vemos na realida em empresas... Servidores samba
feitos nas coxa e usuários como administradores do seu computador com
tudo habilitado, da mesma forma que o usuário de casa, normalmente é
um problema decorrente operacional não explicitamente do sistema
operacional.

Alex
> inte+

Atenciosamente,

Alex
PH City - SC.
User Linux # 225201.
M. Certified Trainer 2008.
"Kaj li diris al ili:Iru en la tutan mondon, kaj prediku la evangelion
al cxiu kreitajxo.
Kiu kredos kaj estos baptita, tiu estos savita; sed kiu ne kredos, tiu
estos kondamnita.
Kaj jenaj signoj sekvos la kredantojn:en mia nomo ili elpelos
demonojn; ili parolos per lingvoj;
ili prenos en manojn serpentojn, kaj se ili trinkos ion mortigan, gxi
neniel difektos ilin;
sur malsanulojn ili metos la manojn, kaj ili sanigxos." MC 15:18