[Ubuntu-BR] Executar programa sem permissão de root - vpnc

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Outubro 21 18:30:12 UTC 2008

Use o 'sudo', execute algo como 'visudo' e acrescente a linha :
jorge  ALL=NOPASSWD:/usr/sbin/postsuper,/usr/sbin/postcat, /usr/sbin/postqueue

No exemplo acima, o usuario jorge esta autorizado a executar como se
fosse root e sem senha (como custumeiro do sudo) os comandos indicados
acima. Por exemplo, o jorge executaria no seu script 'sudo
/usr/sbin/postqueue [parametros]' sem pedir senha como se fosse o
root.
Se quiser, ainda poderia incluir os parametros para que um usuario não
se proveitasse do comando.

Tem muita documentacao farta na internet.