[Ubuntu-BR] Duvida sobre instalação do Ubuntu 8.04 em duas partições

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Segunda Outubro 20 22:02:06 UTC 2008

2008/10/20 Alex Borges de Oliveira <alex.borgesoliveira em gmail.com>

> Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
> /dev/sda1   *           1        3824    30716248+   7  HPFS ou NTFS

Então no sda1 vc tem 30gb que podem ser apagados. Sugiro instalar aqui um
Ubuntu (por exemplo, o 8.10 que será lançado daqui a ~1 semana). Uma
partição de 10gb já basta.

Ficam faltando 20 gb. Vc pode deixar outros 10gb para uma outra possível
partição raiz (/) de outro linux que vc queira instalar pra brincar.

> /dev/sda2            3825       19457   125572072+   f  Win95 (LBA)

Aqui vc tem 125gb. O que tem nessa partição? Seria o D: do win? Se for, vc
ainda precisa dessa partição? Se não precisar, sugiro passar esses arquivos
para uma das outras partições (como backup) e formatá-la, juntado-a com os
10 ou 20gb que sobraram da partição anterior.

> Partição Extendida
> /dev/sda5            3825        7648    30716248+   7  HPFS ou NTFS

Aqui tem 30gb. Mais windows? Pode formatá-la?

> /dev/sda6            7649        7786     1108453+  82  Linux swap /
> Solaris

1gb de swap... ok...

> /dev/sda7            7787       19457    93747276   83  Linux

93gb de Linux.

Bom... Minha sugestão eh vc começar td de novo. Pegue, por exemplo, a última
partição e tente jogar tds os seus arquivos pessoais (musicas, videos etc)
dentro dela. Se isso for possível, formate td o resto, recriando novamente
as partições. Por exemplo, com as 2 primeiras partições de 10gb para
instalações de linux/ubuntu, a terceira de 1gb pra swap e o restante somente
para o /home (vc define essa ultima partição como ponto de montagem do /home
na instalação do ubuntu facilmente). Depois disso, eh soh copiar o que tava
na ultima partição para o /home e unir essas duas partições para ficar uma
soh, caso queira.

Em suma: tente ir jogando dados de uma partição para outra para ir fazendo
backup e dê um jeito para formatar e reorganizar o seu hd. Logico, isso td
eh soh uma sugestão.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos