[Ubuntu-BR] Problemas com atualização

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sexta Outubro 17 00:09:17 UTC 2008

Em Qui, 2008-10-16 às 19:37 -0300, Vinicius Augusto de Sá escreveu:
> Prezado Eduardo,
> A atualização foi aquela que aparecem de vez em quando no canto do painel,em
> forma de asterisco laranja, realmente não sei quais foram,

Gente, se não me engano existe um log do apt que guarda as últimas
atualizações. OU é só o Synaptic que guarda? Me ajudem a lembrar aí...

>  minha placa de
> video não está sendo reconhecida, é uma Nvidia de 32, vou substitui-la no
> sábado pra ver se o problema é com ela, caso contrario acho que infelizmente
> vou ter  voltar para o W.

Você vai desistir no PRIMEIRO tropeço? É possível que sua placa tenha
problema (mas eu duvido). Acho mais provável que seu xorg.conf tenha
alguma coisa errada. OU então sua atualização parou no meio. Experimente
dar um "apt-get -f install" numa janela de terminal e veja se acontece
alguma coisa.

Outra possibilidade é que você tenha, inadvertidamente, selecionado uma
resolução baixa. Tente executar o aplicativo de resolução de tela
(Sistema > Preferências > Resolução de tela) e veja se não há versão
superior disponível. Se não tiver, tente reconfigurar seu xserver num
terminal: "dpkg-reconfigure xserver-xorg".

A gente resolve problemas tentando... rsrs

Caso contrário, estamos só procurando desculpas para não avançarmos...

> O ubuntu não é tá me parecendo muito estável.

Estável mesmo é o Windows... rsrs

> O firefox fecha sozinho e depois só abre se reiniciar a maquina,

Você não "reinicia a máquina". Esqueça isso. Hardware é hardware,
software é software. Reiniciar só se der congelamento total, por mais de
vinte segundos.

Bem, para reiniciá-lo sem reiniciar a máquina você pode matar os
processos usando o Monitor do Sistema (mate os processos do firefox
apenas, OK?) ou então apagar o arquivo de trava (procure em ~/.firefox
um arquivo chamado ".lock").

>  as vezes
> mando o sistema desligar e ela não desliga

Isso acontece comigo tb as vezes. Quando isso acontecer, mate o X
(Control + Alt + Backspace) e quando ele reiniciar mande desligar pela
tela do GDM. Se o X não reiniciar, acione Control + Alt + F1 e faça um
login em modo texto. Em seguida faça o seguinte:

$ sudo su
# killall gdm
# gdm
# exit

>  ...e ai só puxando a tomada.

De repente você ferrou com seu computador de ficar puxando a tomada (e
aí põe a culpa no LInux). Lembre-se que software não estraga hardware,
geralmente quem estraga são fatores externos ou então a famosa
"interface cadeira-teclado".

Só para repetir  NÃO PUXE A TOMADA. O jeito certo de desligar é
pressionando o botão de desligamento na torre por 10 segundos. Isso
desliga SEMPRE, sem precisar puxar tomada.

> Vou
> tentar reinstalar tudo e dar mais uma chance parece que existe uma versão
> mais recente  não é?

"Reinstalar tudo" é outro hábito de Windows. Se você não sabe qual é o
problema ele vai acontecer de novo e você não saberá evitar. Aprenda a
resolver o problema e quando ele ocorrer de novo você poderá ter a
satisfação de dizer: "Ah, danadinho, dessa vez você não me pega."

Eu só reinstalo o sistema quando, após quatro ou cinco upgrades
sucessivos, a máquina fica cheia de arquivos perdidos de versões antigas
de programas. Sim, eu sou o lendário usuário do antigo Conectiva Linux
que postou na Linux-BR que foi do CL 7 ao 10 sem formatar (e as versões
do CL eram anuais).

--

Coragem, homem. Não há de ser um softwarezinho qualquer que vai te fazer
fraquejar. Não volte para o lado escuro da Força.