[Ubuntu-BR] root UID no Grub

Filipe Guedes fgs.guedes em gmail.com
Quinta Outubro 16 15:19:18 UTC 2008

Bom dia a todos,

tenho (ou pelo menos tinha) o Ubuntu 8.04 instalado em um notebook Compaq
Armada E500

Funcionava que era uma maravilha, nunca me deu problema.

Decidi instalar também o Arch Linux nele para fuçar e aprender um pouco
mais.

Primeira coisa foi reparticionar o HD. Baixei uma iso do GParted Live e
redimencionei a partição / do ubuntu (/dev/sda2) ficando com o /dev/sda2
como partição primária um pouco menor do que era e /dev/sda5 como partição
extendida.

Com a partição redimencionada bootei meu ubuntu para confirmar se não havia
nenhum problema até o momento.
Ele só não reconheceu a minha partição SWAP. Vi que no fstab ele montava o
swap e o / através de um UID que pelo que deduzi era o ID da partição.
Ai pensei que como tinha redimensionado a partição os ID's mudavam mesmo.
Alterei o fstab do seguinte modo:

/dev/sda1 none swap 0 0
/dev/sda2 / reiserfs notail, realtime 0 1

dei um boot na máquina e tudo voutou ao normal.

Próximo passo foi a instalação do Arch. Instalei normalmente sem nenhum
problema.
Como esse Arch era apenas para testes instalei ele inteiro no /dev/sda3 sem
dividir /home e /boot em partições separadas.
E para swap usei o mesmo que já existia para o Ubuntu.

Após a instalação o grub do Arch não reconheceu meu Ubuntu.
Montei a partição do Ubuntu e dei um cat no menu.lst do Ubuntu e adicionei
as entradas exatamente iguais no menu.lst do Arch,

Após esse pricedimento consegui iniciar o processo de boot no Ubuntu, mas no
meio do boot me é acusado o seguinte erro:

Begin: Mounting root file system... ...
/init: /init: 160: Syntax error: 0xUID=736ab005-f6f5-4b3f-8b0e-de06b6bc05e6
[    6.016519] init used greatest stack depth: 5404 bytes left
[    6.016619] Kernel panic - not syncing: Attempted to kill init!

Como ele deu kernel panic a primeira coisa que eu pensei foi recompilar o
kernel.
Baixei o kernel 2.6.27, compilei, coloquei no /boot da partição do Ubuntu
arrumei o menu.lst para bootar com esse kernel mas me é apresentado o mesmo
erro.

Acredito que seja problema com o parâmetro root=UID=***.

Segue o trecho de boot do Ubuntu no menu.lst

title Ubuntu Linux
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-19-generic
root=UID=736ab005-f6f5-4b3f-8b0e-de06b6bc05e6 ro
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-19-generic

Alguém teria alguma luz de como resolver isso? Não sei mais o que fazer.

Não queria ter que reinstalar meu Ubuntu pois demorei para deixa-lo
funcionando redondo do jeito que eu gosto.

Desculpe se fui muito extenço.