[Ubuntu-BR] Dúvida com proxy autenticado e firewall

Arthur Furlan arthur.furlan em gmail.com
Sexta Outubro 10 02:34:17 UTC 2008

PaulinhoLinux wrote:
> - Utilizo para controlar o acesso a internet dos usuários da rede o Censornet opensource. Esta ferramenta atua como proxy autenticado. Porém ela tem um incoveniente, não implementa um proxy transparente para os usuários que estão na rede local. Segundo informações que obtive na internet é IMPOSSÍVEL implementar um proxy transparente com juntamente com proxy autenticado.

Sim, é impossível... Quando há um proxy configurado, o navegador envia
junto com a requisição, informações sobre o usuário e senha. Porém se o
proxy for transparente, o navegador não sabe que ele existe e, portanto,
não sabe que precisa enviar essas informações.

> - Então para solucionar este problema tentei a seguinte solução: Utilizar uma máquina firewall (rodando sobre o Ubuntu Server 8.04) antes do censornet que faria a recepção das requisições dos clientes e as repassaria ao censornet realizando assim o que eu preciso, proxy transparente e autenticado. Porém não obtive sucesso.

Sim, por causa do problema citado acima, isso não vai funcionar.

> - Gostaria de saber se alguém já tentou uma solução como esta, e tbem se a minha regra de redirecionamento do iptables está correta.

Sim, o NAT está certo.

- --
Atenciosamente,

Arthur Furlan