[Ubuntu-BR] Porque não usam o Nome LINUX antes de mais nada ???

Onilton Maciel oniltonmaciel em gmail.com
Sexta Outubro 3 16:03:40 UTC 2008

Marcelo, é bom você dar uma procurada melhor sobre o assunto.

Existe uma outra corrente de pessoas que propõe exatamente o contrário.

Primeiro, as versões do Linux não são somente versões, hehe. É por isso que
o pessoal chama de distribuição. É algo bem maior que não acho que dê para
ser resumido com a palavra "versão".

Isso porque, muito embora sejam todos Linux, Fedora, Ubuntu, Suse, e a
distribuição do Raimundo José da feira da esquina são bem diferentes em
aspectos importantes como pacotes (Debian-like .deb e Red Hat .rpm e outras)
e principalmente em relação ao ambiente de desktop. E, apesar de às vezes
ser o mesmo ambiente de desktop (GNOME, KDE, XFCE), de distribuição para
distribuição eles são completamente diferentes: Tema, ícones, disposição dos
painéis, programas diferentes, programas exclusivos das distribuições,
configurações exclusivas, decisões de projeto diferentes, etc. Sem falar nos
aspectos de documentação que mudam de um para o outro e nos objetivos da
distribuição. Objetivos estes que podem ser, usuário comum em geral,
estudantes, profissionais que mexem com mídia, entre outros.

Um outro argumento que levantam é que existem várias distribuições do
Raimundo José da feira da esquina (nada contra os Raimundos José, só um
exemplo) e muitas vezes elas são pequenas, pouco conhecidas, incompletas e
inacabadas. E um usuário que pega uma distro dessa por um motivo ou outro,
bom faz uma imagem horrível do S.O. e mais, como o Linux tá no meio, ele
acaba achando que é tudo igual, difícil, ruim de usar, e que dá trabalho. E
sabemos que isso não é verdade.

Calma! Ainda não acabou, existem distribuições boas e grandes, mas que são
difíceis e não recomendáveis para usuários comuns. Até porque não é esse o
objetivo delas. Um usuário desses que eventualmente pegar um Gentoo e achar
que aquilo é o linux, duvido muito que volte tão cedo, caso tenha se
desapontado de início e desistido de usar.

Por isso, muitos defendem que é importante diferenciar sim. E mais, não
associar o nome Linux para não generalizar e causar confusão na cabeça do
usuário.

Afinal se alguém tivesse vendendo que Linux é fácil, seria um baita
mentiroso. Isso porque sabemos que existem muitas distribuições e várias
delas não são muito amigáveis e nem é o propósito delas. Existem distros
amigáveis (como o Ubuntu), mas não são todas.

E o pior é que essa é a idéia que a maior parte das pessoas tem: Linux é
difícil e ponto.

Agora se você vende que o Ubuntu é fácil, é bem diferente. Colocar o Linux
na frente do Ubuntu, nessa visão, acaba só ajudando a assustar usuários e  a
causar confusão.