[Ubuntu-BR] Dual boot XP + Ubuntu não funciona

Salles salles.web em gmail.com
Quinta Outubro 2 20:01:01 UTC 2008

Vanessa,

Quando somos novatos no Ubuntu, a melhor opção é acatar a opção de
particionamento sugerida pela instalação (redimensionar e utilizar x%),
pois evita o uso incorreto do particionador e habitualmente tudo
transcorre sem problemas (* observe as informações após a conclusão da
instalação, citadas a seguir).
Você pode realizar a reinstalação usando o particionamento manual, mas
cuide para informar corretamente as partições para o /swap e para o /,
que já devem estar montadas pela instalação anterior.
Seu HD deve estar assim: Primeira partição NFTS ou FAT32, segunda
partição linux ext3 (/) e terceira partição, a menor, como linux /swap.
Não altere nada em relação às partições e prossiga a instalação.
Caso o particionador exija, reformate a partição linux ext3, mas creio
que ele aceitará a existente.
* Quando terminar a instalação, (Não reinicie a máquina quando a tela
ficar preta ou com o cursor piscando, aguarde) - siga as instruções de
conclusão, aguarde o sistema solicitar a retirada do CD, retire-o e dê
"enter" para o processo ser concluido.
Ao reiniciar, creio que seu grub estará ok e sem problemas.

Pelo que sei, o grub é criado na etapa final da instalação e, caso esta
não tenha sido concluida corretamente (aguardar a retirada do CD, etc.),
pode ser a causa de sua inexistência.

Bem, boa sorte, espero que tudo seja consertado.

Salles (Nethell)