[Ubuntu-BR] Programar em UBUNTU / LINUX

Quarta Outubro 1 19:38:46 UTC 2008

2008/10/1 Marcelo Silva <marcvan em ig.com.br>

> Puxa eu so queria ver se existe alguma linguagem boa pra programar em
> Linux., Como
> Delphi

Delphi leia-se object pascal. Alternativa no Linux: Lazarus.

> VB

Não conheço alternativa Linux. Provavelmente existe. Mas se você quer
realmente programar em Linux, esquece todo o resto e cai em cima de C

> Visual C++

Aí a gente dá um show: KDevelop para ambiente KDE, Anjuta mais geral. Isso
de IDE, porque todos no fundo usam GCC. Depois que você aprende a fazer o
arquivo de make você descobre que IDE aqui é sinônimo de editor de texto.

> etc...
>
> Ou seja com uma IDE para fazer aplicações amigaveis :)

Há várias, mas a questão permanece. Você deve nos dizer qual é a linguagem
que vais adotar e qual o caminho que vais trilhar. A gente pode dar as
opções.

> A questao de migrar meu sistema eu diria que é a mais simples diante do
> lema
> de encontrar uma boa IDE para Linux :)

Não subestime um bom planejamento. Já vi (na verdade vivi na pele) um
sistema em Java que foi todo feito usando um editorzinho vagabundo bem mais
rápido do que um utilizando JDevelop, simplesmente porque uma equipe não
sabia patavina sobre o JDevelop e decidiu usar javac mesmo para compilação
enquanto outro time resolveu ir "aprender" como o JDevelop funcionava e
coisa e tal. Depois de 5 cursos da Oracle, o primeiro time já tinha
terminado a sua parte e o segundo nem ao menos tinha terminado os diagramas
de classes finais para implementação. O pior é que para "reduzir" o tempo de
implementação a segunda equipe passou a utilizar os geradores de código do
JDev, resultado, um código Java mas absolutamente não portável, somente
poderia ser compilado dentro do JDev e utilizava um monte de classes
restritas daquela ferramenta. Um horror!

> Mas obrigado pessoal, já deu uma clareada... vou analizar a sugestao do
> amigo que disse pra recompilar o lazarus em GTK vamos ver o que sai :)

Nada, tamos aí. As coisas por aqui às vezes tomam rumos que não esperamos,
mesmo!

André Cavalcante